quarta-feira, 6 de junho de 2012

O S.L.Benfica nos 50 Anos do Vera Cruz - Pombalinho

Seis meses depois da presença do Sporting Clube de Portugal (Setembro de 2011), o Pombalinho voltou a receber mais um clube histórico do nosso país. Desta vez a equipa de veteranos do S.L.Benfica numa festa comemorativa dos 50 anos do Vera Cruz e do futebol oficial no Pombalinho.

  Uma semana depois da festa no Páeto do Neto, e num correr contra o tempo, o Parque de Jogos do Pombalinho foi reabilitado com uma grande intervenção que incluiu a pintura de todas as estruturas de ferro assim como do bar, muros laterais e o piso do campo de futebol.

  Foram assim criadas todas as condições para esta comemoração e para receber todos os participantes e a população em geral que continua a ser brindada com acontecimentos regulares e significativos que têm merecido muito interesse na nossa freguesia.

  A equipa de futebol de veteranos do Pombalinho apresentou-se com um equipamento novo (réplica do original do Vera Cruz de 1962) oferecido no passado ano pela Junta de Freguesia de Pombalinho.

  Numa organização conjunta entre a Junta de Freguesia e a Casa do Povo que suportaram todas as despesas associadas a este evento, incluindo o transporte de autocarro dos jogadores do S.L.Benfica, o Pombalinho viveu uma tarde de recordação e de convivio desportivo.
















A memória, o respeito e a homenagem a pessoas importantes


  No final do jogo de futebol e tal como estava previsto, realizou-se uma breve homenagem aos homens que exactamente 50 anos antes (abril 1962) estiveram no lançamento do Vera Cruz - Casa do Povo do Pombalinho como dirigentes ou que jogaram oficialmente nesse ano.

   Na impossibilidade de estarem presentes outros homenageados (por já não estarem entre nós ou por outros motivos) marcaram presença (na figura da esquerda para a direita) e a quem foi entregue uma lembrança:

Alberto Gomes (dirigente); António Manuel Leal (jogador); Manuel Vinagre (dirigente); José Gomes, Manuel Barão, Manuel Minderico, Manuel António Martins, António Domingos, Ezequiel Leal e João Bispo (todos jogadores)



    E ainda José Leal (jogador)




     E também Francisco Cruz (dirigente)












Um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos (Carlos Manuel) esteve presente, jogou e ainda se prestou a colaborar na entrega das lembranças aos homenageados. Grande exemplo de simplicidade e colaboração que todos agradecemos.














Momentos com Significado e para a História

José Gomes


      Apesar de existir o respeito e admiração por todos os intervenientes nesta festa-homenagem, é digno de destaque o exemplo de José Gomes.

Exactamente 50 anos depois de ter vestido pela primeira vez (com 18 anos) a camisola do Vera Cruz, José Gomes regressou à "sua baliza" agora com quase 70 anos de idade. Foi merecida por isso a atribuição da braçadeira de capitão de equipa a este homem que possivelmente vestiu a camisola de guarda-redes pela última vez e cujo nome fica na história do futebol no Pombalinho


Durante o jogo e na substituição de José Gomes uma imagem com significado de encontro de gerações com o seu filho Romeu



Francisco Cruz

Outro dos momentos de elevado significado foi a presença de Francisco Cruz, um dos homens mais relevantes da história do Pombalinho nos últimos 60 anos. Com um inigualável percurso e contributo para com a vida no Pombalinho que se estendeu ao Teatro, Desporto, Cultura e até aos dois anos em que foi Presidente da Junta de Freguesia, Francisco Cruz não pode ser apagado da memória e da história da nossa terra. Nesta simples homenagem que lhe foi prestada a propósito dos 50 anos do Vera Cruz esteve também inplicito o agradecimento pelo que fez no passado, no Pombalinho, agora que a saúde e a idade o colocou numa situação de fragilidade mas que apesar de tudo ainda o mantém vivo. Todos os presentes não deixaram de lhe dar o merecido destaque o que significa tratar bem a nossa gente...dignificar a nossa terra.

   




1 comentário:

MGomes disse...

Uma justa e muito oportuna homenagem aos que fizeram do Vera Cruz Futebol Clube uma bandeira representativa do Pombalinho no ambito do desporto amador!