sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Novidades sobre a Extinção e Fusão de Freguesias

Foi publicado e tornado público na passada 4ª feira a tomada de posição da Unidade Técnica da Assembleia da República sobre a reorganização administrativa autárquica. De acordo com a lei em vigor, os Municipios que não apresentaram uma proposta de redução das suas freguesias serão alvo de uma reorganização proposta por aquela entidade.
 
Na página http://app.parlamento.pt/utrat/index.html está publicada a decisão desta Unidade Técnica da Assembleia da República onde se pode consultar a decisão sobre o Municipio de Santarém e da Golegã no que respeita à freguesia do Pombalinho. Ela confirma aquilo por que todos esperamos e desejamos e por isso as coisas estão a evoluir no bom sentido
 
  A nossa situação não tem sido a mais fácil uma vez que temos interesse na aprovação desta proposta para que a Freguesia de Pombalinho seja transferida para o Municipio da Golegã, mas por outro lado estamos solidários com outras freguesias do Concelho de Santarém contra as injustiçãs provocadas por esta lei.
 
  Por esse motivo, para não contribuirmos negativamente para o que se está a passar e por respeito para com a luta de outras freguesias, a Junta de Freguesia de Pombalinho só manifestará a sua opinião sobre todo este processo e adiantará mais informações à sua população quando for votado na Assembleia da República (até final deste ano) a nossa transferência para o Municipio da Golegã.

1 comentário:

MGomes disse...

No mar de injustiças que este reordenamento do território parece vir a provocar a nível nacional, o Pombalinho pode suspirar de alívio e dizer que desta vez a sorte não nos foi madrasta! Para isso foi necessário meter mãos ao trabalho e lutar por um objectivo bem concreto em que toda a freguesia se empenhou solidariamente em torno de uma causa mais que justa para a nossa terra!

Não "fugimos" de Santarém! Por força de uma lei que contraria, em diversos aspectos, os interesses mais elementares das populações, procuramos manter a nossa identidade na preservação da nossa história e alimentarmos, simultâneamente, uma projecção que nos permitisse fazer do Pombalinho uma terra viva e com futuro para os nossos filhos!

A ser aprovada, como se espera a "nossa" proposta" em sede de AR, concretiza-se esse propósito!!!

Mas temos evidentemente de ter presente os "males" que este reordenamento vai provocar em muitas freguesias de Portugal! Esperemos que num futuro, não muito longínquo, se possam fazer as devidas correcções às situações mais injustas provocadas por esta Prosposta de Lei nº44/XII.

Abraço