segunda-feira, 4 de março de 2013

Ponto de Situação: A transição para o Município da Golegã

Com a publicação da Lei nº 11-A/2013 a Fregesia do Pombalinho transitou para o Munícipio da Golegã, em 29 de Janeiro de 2013, mas até ao próximo mês de Outubro de 2013 (próximas eleições autárquicas) existe um processo progressivo de transferência, o que faz com que no momento a nossa freguesia continue a ter todos os serviços associados a Santarém.

  O que tem vindo a acontecer até agora são reuniões entre as Câmaras Municipais de Santarém e da Golegã e o acompanhamento por parte da Junta de Freguesia de Pombalinho, que aguardam uma outra reunião já solicitada ao Governo para clarificar esta fase da transição de Município. Isto deve ao facto de estarmos perante um caso único no nosso país não estando claro na Lei o que vai acontecer até ao próximo mês de Outubro.

  Até agora já foi possível um acordo entre as duas Câmaras Municipais estando a Golegã já autorizada a proceder á colocação de sinalização e algumas intervenções em estradas e caminhos.

  Entre a Junta de Freguesia de Pombalinho e a C.M. da Golegã o que está em cima da mesa como prioritário são os seguintes assuntos:

  • Passagem para a Golegã, o mais rápidamente possível, do abastecimento público de água.
  • Obras de intervenção na Rua de Sto António que estavam previstas em Junho no orçamento das Águas de Santarém.
  • Apoio da C.M. da Golegã na limpeza de ruas e caminhos e na cedência de maquinaria.
  • Intervenção da C.M.da Golegã no apoio social no Pombalinho também através do apoio á Casa do Povo.
  • Serviço do Transfer (autocarro gratuíto) que já circula e tem paragem em três locais dentro do Pombalinho

Quando houver mais informação sobre todos estes processos, a Junta de Freguesia de Pombalinho irá elaborar um documento para entregar à população de forma a poder ser conhecido por todos aquilo que vai acontecendo. Como sempre foi feito, com a população e para a população.

Sem comentários: