quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

2 anos em movimento: realizar um balanço para seguir em frente

Em 28 de Outubro de 2009 tomou posse o actual Executivo da Junta de Freguesia de Pombalinho. Dois anos passados surge o primeiro grande momento de avaliação e balanço do trabalho realizado. É isso que apresentaremos progressivamente no blogue temático (MICP: Balanço 2009-2011), analisando todas as áreas da vida da nossa freguesia.

  Estamos assim no início da segunda parte do mandato autárquico sendo importante, quer em relação ao passado (últimos dois anos) quer quanto ao presente e futuro, termos conhecimento e a noção de qual o quadro em que a Junta de Freguesia de Pombalinho desenvolve a sua actividade. Para se poder compreender aquilo que é ou não realizado na nossa freguesia


Numa profunda crise, conseguir fazer mais com menos recursos


Em Novembro de 2009 começavam a ser evidentes os sinais de aproximação de uma crise nacional e internacional o que veio a confirmar-se meses depois, continuando por 2010, 2011 e actualmente sem fim à vista.

Desde essa data e até hoje a Junta de Freguesia de Pombalinho tem sido confrontada com progressivas dificuldades associadas à redução dos meios e recursos para desenvolver o seu trabalho:

1- Em finais de Novembro de 2009 a Escola Básica Integrada do Pombalinho fica sem uma funcionária (de baixa médica até hoje), dificultando a capacidade em conseguir realizar os transportes escolares

2- Em Abril de 2010 a Junta de Freguesia fica sem uma funcionária (por impossibilidade legal de continuar e por falta de meios para a suportar)

3- Em 2010 e 2011 a Junta de Freguesia sofre um corte de 10% nos Orçamentos vindos do Estado e da Câmara Municipal de Santarém.

4- Em 2012 vai sofrer mais um corte de mais 10% colocando o orçamento da Junta de Freguesia do Pombalinho igual ao do ano de 2003 com todas as dificuldades associadas à inflação nestes últimos nove anos.

5- Em 2010 e 2011 a Freguesia viu-se confrontada com a necessidade de lutar contra o encerramento da Escola do 1º Ciclo e pela manutenção do funcionamento da Extensão de Saúde

6- Hoje e nos próximos meses vai ter de lutar contra a extinção da própria freguesia assunto que é dos mais importantes e dificeis de toda a história do Pombalinho.

7- Neste final de ano de 2011 o Estado deve à Junta de Freguesia de Pombalinho cerca de 10,000€ do IMI facto que nunca tinha acontecido anteriormente

8- Actualmente (Dezembro 2011) a Câmara Municipal de Santarém tem um atraso no pagamento dos duodécimos de cerca de 8 meses numa dívida à freguesia que totaliza cerca de 21,600€

9- As dificuldades da C.M.Santarém fez com que, nestes 2 anos, não tenha sido realizado investimento no Pombalinho nem havido apoio na realização de muitas actividades


Um quadro de dificuldade como nunca aconteceu na vida das freguesias

O conhecimento desta informação é importante para se poder compreender e melhor avaliar a qualidade do trabalho da Junta de Freguesia que está a ser desenvolvido num contexto nunca antes conhecido ou vivido pelo Pombalinho na sua história recente.

  Com a crise que o país, as entidades e as pessoas (todos nós) atravessam neste momento não è possível esperar que a Junta de Freguesia do Pombalinho seja um "oásis" neste deserto porque também está sujeita e a viver estas dificuldades que terão consequências na sua actividade.

Apesar de tudo existem indicadores que mostram que nem esta profunda crise consegue impedir o Pombalinho de viver alguns acontecimentos e eventos  relevantes, até porque muitos deles nunca tinham acontecido na nossa freguesia. Aqui terão espaço de divulgação que merecem.




1 comentário:

Anónimo disse...

Assim é que é falar.

Parabéns Sr. Presidente pelo desempenho demonstrado.