terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ponte Fernão Leite .............................a um passo da salvação !


O presidente da Junta de Freguesia de Pombalinho e o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, reuniram hoje pelas 11 h em Santarém para efeitos do estabelecimento do protocolo de passagem da Ponte Fernão Leite, das Estradas de Portugal para a Freguesia do Pombalinho. Ficou acordado que na próxima semana esse protocolo será aprovado e assinado na reunião do Executivo da Câmara Municipal e depois enviado às Estradas de Portugal para aprovação pelo seu Conselho de Administração. Depois disso o acordo/protocolo será ractificado pelo Secretário de Estado das Obras Públicas momento a partir do qual poderemos finalmente avançar para o restauro e preservação daquele equipamento de elevado valor simbólico para todos nós.

Dignificar o passado e a história


Preservar a natureza e o meio ambiente



 
Nos últimos dois anos este processo tem sido díficil por diferentes motivos agora aqui apresentados:

1º- Quando tomou posse o actual Executivo da Junta de Freguesia iniciou de imediato contactos e procurou informação sobre a Ponte Fernão Leite como condição necessária para poder cumprir um importante compromisso eleitoral.

2º- Um primeiro contratempo teve a ver com o facto de, os terrenos envolventes da ponte, serem propriedade privada de mais do que um agricultor. Significa que, os terrenos agricolas que seguem a partir do muro frontal da Sede da Junta de Freguesia continuam mais alguns metros para lá da estrada nacional 365 indo até à zona mais funda da Alverca onde se deposita a água.

3º- Em março de 2010 as Estradas de Portugal iniciaram a demolição da Ponte processo que foi interrompido pela Junta de Freguesia após contacto telefónico realizado no local para as Estradas de Portugal-Lisboa. Nesse início de demolição foram retirados alguns ferros mas que foi possivel manter na Pombalinho, guardados pela Junta de Freguesia.

4º- Durante mais de um ano decorreu um processo de espera da decisão das Estradas de Portugal em abdicar da Ponte passando-a para a Autarquia de Santarém.

5º- Nesse período foi sensibilizada a Câmara Municipal para a importância da Ponte e para tudo fazer com as Estradas de Portugal para que esse histórico equipamento pudesse ser entregue à Freguesia de Pombalinho.

6º- Parecendo simples, estes processos são sempre mais díficeis do que se pode pensar à partida, mas parece que agora, no ínício de dezembro 2012, tudo está encaminhado para ter um final feliz.



O Projecto previsto para a Ponte Fernão Leite


Cumprida a fase de passagem da Ponte Fernão Leite para a Freguesia do Pombalinho é intenção da Junta de Freguesia (já comunicado numa Assembleia de Freguesia):

1º- Restaurar a ponte colocando-a o mais próximo possível da sua estrutura de sempre: piso em madeira e ferros laterais mantendo a sua largura original.

2º- Possibilitar a sua passagem a peões e veículos de duas rodas, impedindo a passagem a automóveis (por razões de segurança)

3º- Procurar junto dos proprietários dos terrenos anexos a possibilidade de colocar um equipamento natural de mesas de jardim/pic-nic de madeira e algumas árvores para uma pequena zona de lazer.

4º- Organizar períódicamente eventos naquela zona natural (como a actividade de canoagem do 1º de maio deste ano) e outros eventos comemorativos da história do Pombalinho


O Pombalinho em Movimento na Ponte Velha / Fernão Leite


1 comentário:

Anónimo disse...

Na impossiblidade de deixar este comentário no Blog "Pombalinho em Movimento", a propósito da postagem sobre a Ponte Fernãp Leite, por mail o envio tal como foi originalmente escrito:

"Naturalmente que nenhum pombalinhense vai ficar indiferente ao que o actual executivo da Junta pretente (já está) fazer pela Ponte Fernão Leite. É de facto uma reconstrução que a todos sensibilizará, tanta é a relação de variadas ordens que liga esta antiga estrutura viária ás gentes do Pombalinho!

A este propópito , lembrei-me e não sei até que ponto esta ideia possa ser exequível, mas de qualquer maneira, se me permitem, aqui vai:

A sugestão é de saber se, depois de estruturada a zona que se pretende que seja de lazer e em que a Ponte, por razões obvias, é o motivo principal dessa mesma área, não seria possível atribuir a esse futuro espaço o nome "Parque de Lazer Fernão Leite" ???"



Obrigado e um Abraço
Manuel Gomes